LINGUÍSTICA TEXTUAL


Leia com atenção os textos I e II a seguir.

Texto I:

0s letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de “numeramento”; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc, que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos. Isso tem exigido outros letramentos, por exemplo, o  visual e que “têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea” (MOITA-LOPES; ROJO, 2004, p. 38);

Texto II:

Fonte: Depositphotos. Acervo Uniube.

 

Considerando os dois textos, analise as alternativas abaixo, classificando-as com V as verdadeiras e com F as falsas:

 

(   ) A partir da leitura do texto I, podemos considerar que o texto II é contemporâneo, pois ele se vale de imagens para transmitir seus significados, por isso, sua leitura exige do leitor que ele amplie sua capacidade  leitora para além do letramento.

 

(    ) O texto I e II mantêm uma relação dialógica, por isso podemos afirmar que o sentido de um depende do outro, inviabilizando uma leitura dos textos de forma separada, uma vez que eles mantêm uma relação interdependente.

 

(     ) Inferimos que a imagem do texto II utiliza-se de símbolos que remetem à cultura de diversas regiões brasileiras como uma forma de incentivar o turismo.

 

(   ) O texto II amplia a noção de letramento para o campo da imagem, valorizando a cultura brasileira. Podemos inferir que a imagem do Cristo Redentor é uma simbologia que remete à cidade do Rio de Janeiro, uma das mais belas do país e a bola apresentada na imagem reforça a imagem do Brasil como o país do futebol.

 

Assinale a sequência correta.


F, F, V, V.


V, F, V, F.


V, F, V, V.


F, F, F, V.


V, V, F, F.

Considerando as informações apresentadas a seguir sobre a importância do conhecimento mundo no estabelecimento da coerência textual, avalie as asserções I e II a seguir e a relação proposta entre elas.

I A partir da afirmação que está no livro de apoio em 2.3.2 sobre o conhecimento de mundo, podemos afirmar que para estabelecer a coerência, é necessário que o leitor tenha modelos cognitivos, culturalmente determinados e aprendidos, ao longo de sua experiência existencial. Esse conhecimento é adquirido pelas vivências do cotidiano, que incluem leituras partilhadas, memórias, histórias, atividades religiosas, culturais, sociais, educacionais. (KOCH e TRAVAGLIA, 1996).

Porque

II Para compreender um texto, o interlocutor  tem que entrelaçar o que lê, o que vê, o que escuta com os modelos de situações, de acontecimentos que têm na sua memória, nas suas estruturas conceituais, nas suas experiências de vida.

Assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e  a asserção II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Dentre os fatores que são responsáveis pela coerência textual, temos a inferência, que se encontra no livro de apoio 2.3.4.

O leitor faz inferências quando ele chega a uma conclusão com base em informações já conhecidas. Assim inferir é depreender, deduzir acerca de um assunto,  alicerçado na interpretação de dados, de elementos, de fatos já lidos, vistos, vivenciados.

Com base na explicação, leia o enunciado:

 Lucas está se candidatando a um cargo de coordenação e durante a entrevista ele escutou de um supervisor da empresa:

“Lucas, você  é muito jovem para assumir esse cargo de coordenador do setor de recursos humanos da empresa, mas observei que é muito compromissado, extremamente inteligente e, além de tudo,  tem pós-graduação.

Agora, assinale a opção que aponte uma inferência feita a partir da leitura desse enunciado.


A forma de contratação da empresa é discriminadora, pois não contrata profissionais da terceira idade.


Considera-se que para assumir um cargo de coordenação é necessário ter experiência, o que pode ser um preconceito contra os jovens, entretetanto, alguns outros fatores estão sendo lavados em consideração e Lucas pode ser contratado.  


Para assumir um cargo de coordenação, é necessário ter feito cursos, ter experiência na função. Diante disso,  Lucas não poderá ser admitido.


Considerando que Lucas é muito jovem para atuar como gestor de recursos humanos, ele não será admitido na empresa.


A política de contratação da empresa apresenta determinadas exigências como ser pós-graduado e solteiro.

Para responder a esta questão, observe o conceito  de  Koch e Travaglia  (1996 apud Fabri, 2018 ) sobre coerência:

“a coerência está diretamente ligada à possibilidade de sentido do texto [...], devendo ser entendida como um princípio de interpretabilidade, inteligibilidade e unidade[...].”

É importante observar que, como está proposto no livro de apoio item 2.1, o texto pode ser construído a partir de signos verbais como palavras, frases ou de signos não verbais como imagens, fotos, gestos.

Assinale, seguindo as afirmações anteriores, a alternativa que explica o conceito de coerência textual.


Para estabelece a coerência textual, o autor do texto deve estar atendo aos princípios que ajudam a produzir um texto compreensível. Esses princípios estão  ligados, somente, ao uso da norma padrão, registrada nas gramáticas tradicionais.

 


Para que um texto tenha sentido é necessário que o seu produtor esteja atento aos princípios da coerência textual. Esses princípios dizem respeito somente a textos históricos e produzidos na língua culta.


Para interpretar um  texto é fundamental que o interlocutor (ouvinte/leitor) recupere o significado do que escuta ou lê, em um contexto significativo, tendo como suporte somente sequências linguísticas.


Para compreender o texto é necessário que o interlocutor (ouvinte/leitor) recupere o sentido do que escuta ou lê e interprete-o, além disso, é fundamental que o entenda a partir de uma situação interativa e, também, que observe a harmonia das relações construídas pelo locutor (escritor/falante).


A compreensão de um texto depende de diferentes princípios como a interpretabilidade, a coesão, a inteligibilidade e a unidade. Esses princípios são fundamentais para o estabelecimento da coerência apenas em textos não verbais.

A compreensão de um texto  tem relação com as suas  condições de produção, ou seja, em que contexto foi produzido, quem produziu, para qual leitor, com que intenção. Essas condições podem  aparecer marcadas tanto na superfície do texto quanto nas ideias presentes em seu contexto.

A partir dos dois textos:  um não verbal ( imagem ) e outro verbal, analise as suas condições de produção.

 

https://pixabay.com/pt/images/search/m%C3%A3e%20e%20filho/

Diferentes culturas colocam o amor de mãe como o mais intenso e incondicional. A maternidade provoca uma transformação na vida da mulher, tornando-a mais plena. Esse amor, também, requer uma doação praticamente integral aos filhos.( FABRI, 2019)

Assinale a opção correta, tendo em vista as condições de produção desses textos.

 


Textos verbal e não verbal refletem apenas um  segmento da sociedade que tem condições de fazer trocas amorosas.


Os dois textos compõem uma relação ideal de maternidade: amorosidade, alegria, afeto, e é dessa maneira que nossa cultura concebe esse laço de parentesco.


Os dois textos fazem parte de uma publicidade de marcas de produtos femininos.


Os textos em análise representam a comemoração do dia das mães.


Mãe e filho provocam reflexões sobre as diferenças de cuidados da maternidade e paternidade  nos dias atuais.

No livro de apoio item 1.2, são apontados os critérios de textualidade, ou seja, características que fazem com que um texto não seja um amontoado de palavras ou frases sem sentido. Apresentam-se nesta parte, os critérios de textualidade centrados no texto e nos usuários (falante/ouvinte/leitor/escritor).

Os critérios focados no texto são: coesão e coerência.

Para os critérios centrados nos usuários temos.

I  No conhecimento partilhado a compreensão do texto depende da harmonia, do equilíbrio entre a informação já conhecida do leitor e a informação nova.

II  Na informatividade, as informações contidas no texto são previstas pelo leitor ou ouvinte, por isso a compreensão fica clara.

III Na intertextualidade, observa-se uma conexão entre os textos. Há a presença de um texto em outros.

IV Outros critérios estão centrados nos falantes e ouvintes da língua como: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade.   

Nas afirmações anteriores, estão corretas.


I, II, III, IV.

 


Apenas I.


I, II e III.

 


I e II, apenas.

 


I e III, apenas.

 

Enquanto o autor do texto dissertativo expositivo tem como objetivo expor o seu ponto de vista, sem a intenção de convencer o seu leitor, o autor do texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo expor as suas ideias no sentido de persuadir o leitor, de convencê-lo, de influenciá-lo.

Leia, com atenção, os trechos a seguir e assinale a alternativa que traz um exemplo de texto dissertativo- argumentativo.


A linguagem é um sistema de comunicação que as pessoas utilizam para interagirem. É a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música, a dança, entre outras.

 


Folclore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo.


A Lei Federal de Incentivo à Cultura é a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Trata-se da lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, secretário de cultura de quando a lei foi criada).


A vivência de leitura contribui para a organização e a expressão do conhecimento. Uma vez que leitura e escrita estão intimamente relacionadas, leitores atentos assumem uma postura crítica acerca do que lê e, ao longo do tempo, melhora a qualidade dos textos que produz.


O termo texto é proveniente de textus-us, vinculado ao verbo latino texere, com o sentido de tecer, enlaçar, entrelaçar. Assim, o autor de um texto tece as ideias, enlaça as palavras, constituindo um todo significativo

 

Considerando o texto como uma unidade de sentido em que todos os aspectos se inter-relacionam para constituir a textualidade (construção formal, a estruturação sintática, a seleção lexical, o emprego dos recursos de coesão, o estabelecimento da coerência entre os argumentos), apresentamos alguns recursos para a produção de textos dissertativos e, consequentemente, para a correção desses textos. (FREITAS, 2018).

Com base nesse trecho, alguns critérios  poderão orientar a produção e a correção de textos dissertativos-argumentativos. São eles: adequação ao tema proposto, adequação ao tipo de texto, adequação à norma culta, coerência e coesão textuais e autoria e expressividade.

Refletindo sobre um dos critérios, que é o tema, assinale a opção que o define.


Diz respeito à capacidade crítica do autor na elaboração de suas ideias  em sua produção textual e também à capacidade de sair da paráfrase e ir para a polissemia.


Consiste no núcleo das ideias sobre as quais a tese é definida. O produtor deve manter-se fiel ao assunto que será desenvolvido na redação.

 

 


Consiste na relação entre o assunto abordado e a correta estruturação do parágrafo e do uso da  pontuação.

 


Compõe-se de recursos que fundamentam a elaboração de um texto no que se refere à conexão entre as diversas partes do texto e também ao  sentido atribuído a todos os parágrafos, ou seja, à logicidade pertinente às ideias expressas.


Consiste na adequação às normas registradas nas gramáticas tradicionais. Além disso, o autor  deve escolher um tipo de texto e manter-se fiel a ele.

 

O hipertexto é um texto  não-linear (MARCUSCHI, 2001), visto que o seu leitor não segue exatamente uma ordem que imprime uma única  leitura, podendo optar por diferentes caminhos, selecionados de acordo com seu desejo e/ou necessidade. Assim, hipertexto pode ser considerado como multissemiótico,e essa característica refere-se a uma das alternativas a seguir.

Assinale a opção correta.


A possibilidade de interconectar, em um mesmo momento, à linguagem verbal como à não-verbal, integrando música, vídeos, imagens, links etc.  


A centralidade, pois possui uma organização hierárquica, organizada e sequencial.


A hierarquia quanto ao espaço e limites textuais de seu desenvolvimento, pois há limites de espaço de escrita e de leitura.


A acessibilidade é ilimitada, mas pode ser limitada dependendo dos recursos midiáticos apresentados.

 


A linearidade, posto que o hipertexto propõe uma ordem sequencial de leitura.

Sabendo-se que o processo de produção textual envolve cuidados específicos a fim de que aspectos relevantes para a elaboração do texto não sejam desconsiderados, analise as afirmativas a seguir.

  1. Ao produzir um texto, é importante considerar a condição intelectual do interlocutor, o suporte de divulgação e o contexto comunicativo em que esse texto será apresentado.
  2. A elaboração de um texto surge da necessidade de se comunicar, de interagir com o interlocutor. Suas características podem variar conforme a intenção comunicativa do autor.
  3. Devido à necessidade de considerar o receptor, o autor deverá respeitar a coesão e a coerência textuais somente se o interlocutor possuir alto nível de intelectualidade.

Está correto o que se afirma em:

 


1 e 3, apenas.


1 e 2, apenas.


2, apenas.


1, 2 e 3.


2 e 3, apenas.

Páginas: 12